10 DICAS PARA QUEM VAI VIAJAR PARA SANTIAGO


Santiago do Chile é um destino muito visitado por brasileiros. Localizada à curta distância do Brasil (o vôo São Paulo / Santiago dura um pouco mais de 4 horas), não precisa de visto, passaporte ou vacina, o câmbio se não é lá um peso argentino ainda assim é amigável, a vista para a Cordilheira dos Andes é majestosa e o transporte púbico funciona que é uma maravilha.

Sabendo disso, por que é que você não iria querer visitar essa cidade encantadora, não é mesmo?

Se você já está de férias marcadas para a capital chilena, confira algumas dicas para facilitar a sua viagem:

 

1. Walking Tour e City Tour

Sim! Santiago também conta com walking tour gratuito – um pequeno city tour à pé que é moda na Europa mas que ainda não pegou por aqui. Você pode acessar o site da Free Tour Santiago para conferir todos os horários disponíveis, mas para adiantar o seu lado, o free tour em português acontece todos os dias às 10h e às 15h. Não precisa de reserva, dura aproximadamente 4 horas e o ponto de encontro é na Plaza de Armas.

Agora, se você prefere uma alternativa motorizada, existem aqueles ônibus de dois andares a la Londres que percorrem as principais atrações da cidade em poucas horas. Funciona no estilo hop on, hop off – isso quer dizer que você paga apenas uma passagem e embarca e desembarca quantas vezes desejar. Cheque o site da Turistik para maiores informações.

2. Café con piernas

Uma das atrações mais inusitadas da cidade, café con piernas é um termo que descreve um tipo muito singular de estabelecimento onde as baristas usam micro-saias, salto altos e muita pele à mostra. Soa meio pervertido, mas até que é interessante. E seja você homem ou mulher, não há como não apreciar um belo par de pernas na sua frente – nem que seja pra bater aquela invejinha branca básica.

O Café Haiti é o mais famoso deles. Você também pode checar esse artigo para entender melhor o conceito.

 

Photo by cobalt123

Photo by cobalt123

3. Lapis Lazuli

O lápis lazuli é uma pedra semi preciosa existente somente no Afeganistão e em Santiago do Chile (além de outras regiões em menor quantidade) – pelo menos segundo a Wikipedia. A verdade é que a pedra é um símbolo da cidade e você irá encontrar diversos souvenirs esculpidos na rocha de uma tonalidade azul incrível. Quando eu estive em Santiago, voltei para casa com um pequeno moai de lápis lazuli. Que quebrou. Fim da história.

Contudo, se o seu bolso for mais fundo do que o meu, você irá se encantar pelas belíssimas jóias fabricadas com a pedra! São brincos, pulseiras, pingentes e maxi-colares – cada um mais lindo do que o outro. Segundo a internet (que nunca está errada), um dos melhores lugares para encontrar peças de lápis lazuli mais em conta é no Pueblito Los Dominicos.

4. Neve

Santiago é um destino bastante procurado para quem quer curtir neve nas férias, assim como Bariloche na Argentina. As principais estações de esqui são Valle Nevado, Farellones, Colorado e La Parva. Algumas você até pode visitar durante o verão, se quiser apreciar a vista, mas francamente, é bem sem graça.

Se você já é profissa no esqui ou se tudo o que você espera das suas férias em Santiago é esquiar, a melhor opção é se hospedar dentro das estações. Entretanto, se você só quer mesmo brincar na neve um ou dois dias e também conhecer a cidade, meu conselho é que você se hospede em Santiago e contrate um tour para conhecer as estações.

A logística fica bem mais fácil, já quer normalmente as estradas entre a cidade e as estações funcionam apenas para subidas de carros durante a manhã e apenas para descidas de carros durante a tarde. Ou seja, sair para passear à tarde pelos parques de Santiago está fora de cogitação, já que você pode acabar não conseguindo voltar depois.

5. Metrô

O metrô de Santiago é limpo, moderno e muito eficiente. É sem sombra de dúvidas a melhor maneira de se locomover pela cidade. Você pode comprar o BIP! (bilhete único) para economizar com transporte. A única desvantagem é que o metrô chileno fecha às 23h, por isso cuidado para não perder o último trem.

Ah, as estações de metrô de Santiago sempre tem alguma obra de arte em exposição!

 

6. Atrações gratuitas

Se poder economizar dinheiro não é um atrativo para você, talvez você deva repensar sua visita a Santiago. Isso porque a cidade conta com inúmeras atrações gratuitas, a começar pelos parques da cidade.

Você pode checar esse post com 17 Atrações Gratuitas em Santiago, ou ainda o mais completo 70 Dicas de Programas Grátis no Chile caso sua viagem se estenda por mais do que a capital chilena.

A vibe de Santiago, assim como em Buenos Aires, é caminhar para conhecer a cidade. Somente a pé, sem pressa para chegar a algum lugar é que você pode apreciar Santiago no ápice do seu charme, com ruas bem planejadas, prédios históricos restaurados e a Cordilheira dos Andes coroando a paisagem.

7. Tomadas

As tomadas do Chile são diferentes das tomadas brasileiras – possuem três furos paralelos. Se você já viajou para outros lugares da América do Sul, você provavelmente já esperava por essa. Afinal, somos especiais e é claro que teríamos um tipo de tomada que não serve em nenhum outro lugar do mundo. #momentopatriota

Então, se você vai viajar para Santiago, programe-se para comprar um adaptador universal ou peça um benjamin na recepção do seu hotel. Veja uma foto da tomada chilena no Falando de Viagem.

8. Viña del Mar, Valparaíso e Isla Negra

Para passeios de um dia que podem ser feitos à partir de Santiago. Viña del Mar e Valparaíso são os destinos mais conhecidos. A primeira é uma cidade costeira, onde um dos principais atrativos é um moai original da Ilha de Páscoa – um dos únicos fora da ilha. Já Valparaíso é outra cidade portuária, cuja principal atração é uma das Casas de Pablo Neruda. Isso e colocar o pezinho no Oceano Pacífico pela primeira vez. Ambas as cidades podem ser visitadas no mesmo dia.

Isla Negra é mais uma cidade praieira cuja principal atração é a casa favorita de Pablo Neruda (caso você esteja se perguntando, Pablo tinha ainda mais uma casa no Chile, em Santiago mesmo). Eu estive lá em 2013 e para mim valeu a espiada na vida de um dos meus autores preferidos. As vistas para o Pacífico são incríveis, mas a casa é super estranha, com uma escultura de um cavalo em tamanho real na sala, uma coleção de garrafas de bebidas em formato de mulher, outra de carrancas que ficam nas proas dos navios, milhares de conchas, conchinhas e conchões – e até mesmo um chifre de narval gigantesco, e ainda parte de uma locomotiva no quintal.

Um lugar sem igual, assim como Pablo Neruda era.

 

Chile Santiago Vinicola Vinho Concha y Toro Undugarra Macul

9. Vinícolas

Então você já sabe que os vinhos chilenos são reconhecidos internacionalmente como um dos melhores do mundo e agora procura vinícolas para degustar a bebida em Santiago? Concha y Toro, Undugarra e Cousiño Macul são as mais conhecidas. Você pode checar o Matraqueando para dicas de como ir à Concha y Toro por conta própria, ou você pode contratar um tour.

Já para comprar a bebida fora das vinícolas, você pode recorrer ao El Mundo del Viño que conta com várias filiais na cidade, inclusive no Shopping Parque Arauco.

10. Providência, Las Condes e Bellavista

Providência é o bairro melhor localizado de Santiago para se hospedar. É bem bonitinho e lembra os Jardins daqui de são Paulo. Las Condes, um pouco mais no estilo business, ainda é uma boa opção. Já Bellavista é um pouco longe de tudo, mas super descolada, com ares de Vila Madalena e vida noturna agitadíssima.

Você já leu nosso post sobre onde ficar em Buenos Aires? Não? Lá também há bairros que lembram o Jardins e a Vila. É uma ótima forma de comparação para sentirmos como é o “clima” do lugar antes de começar a buscar hotéis por essas bandas.

Se você curtiu esse artigo, apóie O Guaxinim Viajante e compartilhe esse post nas redes sociais! ☟

Aline
Aline
About me

Meu nome é Aline. Leitora compulsiva e aspirante a blogueira, vivo sonhando acordada com lugares que nunca conheci e me preparando para um apocalipse zumbi. Meu sonho é ganhar dinheiro sem precisar trabalhar, para alimentar meu vício em viagens. ✎ aline@oguaxinimviajante.com.br

YOU MIGHT ALSO LIKE

buenos_aires_jardim_japones
BUENOS AIRES | JARDIM JAPONÊS
May 23, 2016
Australia Gold Coast Surf Surfers Paradise
AS 10 MELHORES PRAIAS PARA SURFAR NA AUSTRÁLIA
May 18, 2016
Austrália
15 MOTIVOS PARA TURISTAR NA AUSTRÁLIA
November 04, 2015
cachorro
10 DICAS PARA VIAJAR COM PETS
October 30, 2015
Economizar Viajar Barato Orcamento Roteiro
RIO DE JANEIRO: DICAS DE COMO IR E ECONOMIZAR NO DESTINO
October 24, 2015
Sonho Viajar Roteiro
COMO PLANEJAR A VIAGEM PERFEITA EM 10 PASSOS
October 22, 2015
Rio de Janeiro Praia Copacabana Reveillon Carnaval 2
10 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS NO RIO DE JANEIRO
October 15, 2015
chapada dos veadeiros trilhas chapada turismo de aventura cachoeiras
CHAPADA DOS VEADEIROS
October 14, 2015
Mochileira Internet Online
16 SITES QUE TODO VIAJANTE DEVERIA CONHECER
October 08, 2015

3 Comments

Aline Sanchez
Reply 05/11/2015

Amei as dicas!!!!! Obrigada!!
Beijinhossss

Denise Tonin
Reply 03/11/2015

Obrigada pelo link para o site pessoal e parabéns pelo blog! Muito bacana! Adorei o post cheio de dicas completas! Beijos

    Aline
    Aline
    Reply 03/11/2015

    Que bom que gostou, Denise! Nós também adoramos escrever esse tipo de post. Continua acompanhando blog que logo logo vem mais dicas incríveis por aí. :)

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *