BUENOS AIRES | O CEMITÉRIO DA RECOLETA


Algumas das maiores atrações do mundo, por incrível que pareça, são cemitérios – Paris que o diga. Então, não é uma surpresa assim tão grande que Buenos Aires, a mais européia das capitais sul-americanas, possua um cemitério entre as TOP 10 atrações mais visitadas da cidade: o Cemitério da Recoleta.

Eu sempre me senti um tanto quanto dividida em relação a cemitérios. Embora eu sinta curiosidade sobre as pessoas que estão enterradas ali e o tipo de vida que viveram, por outro lado, lugares cheios de mausoléus sempre me pareceram um tanto quanto deprimente e sufocante. Contudo, o Cemitério da Recoleta me surpreendeu positivamente.

O Cemitério

A primeira vez que eu visitei o Cemitério da Recoleta foi durante um city tour que ganhei como cortesia de um fornecedor, lá em 2012. Os bonitos detalhes arquitetônicos, as largas avenidas arborizadas e a guia excepcional contribuíram muito para eu gostar do lugar. Quase dois anos depois, em um dia de sol, eu voltei para mais um passeio e percebi que continuava achando o lugar uma das atrações mais interessantes de Buenos Aires.

O cuidado com que cada mausoléu foi construído é aparente em um cemitério criado para abrigar os restos mortais das mais tradicionais famílias da capital argentina no século XIX. A mais importante personalidade que está por lá é Eva Perón – a Evita. Procure pelo jazigo da Família Duarte na sua visita.

O Cemitério da Recoleta é visto como um lugar de lazer para muitos porteños. Na minha segunda visita, havia duas mulheres fazendo jogging por lá e mais dois senhores batendo papo na sombra de alguns dos mausoléus. Aparentemente, os porteños não tem medo de fantasmas.

 

Histórias Extraordinárias

Se você optar por fazer uma visita guiada gratuita (informe-se na portaria sobre os horários – quando eu fui era de terça a domingo das 9h30 às 16h), prepare-se para ouvir diversos causos de pessoas que foram enterradas por ali. O tempo já apagou a maioria dessas histórias da minha memória, mas duas das mais marcantes eu ainda me lembro – uma moça que foi enterrada viva e que hoje em dia assombra o cemitério e uma outra moça que morreu em uma avalanche na Áustria ao mesmo tempo que seu cachorro morreu em Buenos Aires. Existe uma estátua dela com o cachorro na frente de seu jazigo.

Se você tem curiosidade de saber mais algumas histórias extraordinárias sobre o Cemitério da Recoleta, confira esse post do Aires Buenos Blog.

Por que eu devo visitar o Cemitério da Recoleta?

Visite o Cemitério da Recoleta pois ele é mais uma das maravilhosas facetas de Buenos Aires que você precisa conhecer. Sem contar seu valor histórico, se você é fã da Evita, os mausoléus são tão bem-feitos que você facilmente vai se sentir em um museu a céu aberto. Com direito a tocar nas obras de arte e tudo.

Se você ainda não sabe onde ficar em Buenos Aires, considere hospedar-se na Recoleta nas imediações do cemitério. Em frente ao lugar há uma grande praça onde acontece uma das maiores feiras de artesanato da capital. Ao lado, você ainda pode fazer uma visita ao Recoleta Mall, um dos shoppings mais novos de Buenos Aires. O elegante hotel Alvear Palace e El San Juanino, famoso pelas melhores empanadas da cidade, também estão há apenas algumas quadras de distância.

 

Como ir ao Cemitério da Recoleta?

Infelizmente, a Recoleta é mal servida pelo metrô. Caso você opte por esse meio de transporte, você pode descer na estação Pueyrrédon (Linha Verde) e andar aproximadamente 10 quadras até o lugar – seja o tipo “copo meio cheio” de pessoa e encare essa caminhada como um walking tour pelo bairro.

Se você curtiu esse artigo, apóie O Guaxinim Viajante e compartilhe esse post nas redes sociais! ☟

Aline
Aline
About me

Meu nome é Aline. Leitora compulsiva e aspirante a blogueira, vivo sonhando acordada com lugares que nunca conheci e me preparando para um apocalipse zumbi. Meu sonho é ganhar dinheiro sem precisar trabalhar, para alimentar meu vício em viagens. ✎ aline@oguaxinimviajante.com.br

YOU MIGHT ALSO LIKE

buenos_aires_jardim_japones
BUENOS AIRES | JARDIM JAPONÊS
May 23, 2016
Buenos Aires 2
ONDE FICAR EM BUENOS AIRES
October 16, 2015
Amelie Poulain
O FABULOSO DESTINO DE AMELIE POULAIN
October 07, 2015
Buenos Aires Rosedal 2 - ED
O FLORIDO ROSEDAL DE BUENOS AIRES
October 06, 2015
Sob o Sol da Toscana Frances Marcello
SOB O SOL DA TOSCANA
October 04, 2015
Buenos Aires Argentina
10 MOTIVOS PARA VOCÊ CONHECER BUENOS AIRES
October 03, 2015

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *