CHAPADA DOS VEADEIROS


Faltando menos de uma semana para as férias, comecei a fuçar a internet por um destino para viajar barato. Eu queria um lugar em que pudesse escapar da correria de Sampa e ainda ter contato com a natureza. Acabei descobrindo a Chapada dos Veadeiros, que além de ser um destino ideal para uma viagem econômica, tem algumas das trilhas mais legais do Brasil.

Combinei com uma amiga e dia 13/6/2015 embarcamos no aeroporto de Congonhas para Brasília, que é a cidade mais próxima da Chapada dos Veadeiros.

Se você também curte viagens de aventura e paisagens de tirar o fôlego, não deixe de conhecer a Chapada dos Veadeiros. E confira nossas dicas de como viajar barato para região:

Aluguel de carro ou transporte público?

aluguel de carro

Super recomendo alugar um carro para ter melhor acesso às cachoeiras e aproveitar melhor o tempo, especialmente se você tiver poucos dias no lugar (ficamos apenas 5 dias).

Escolhemos a Hertz pelo melhor custo benefício, mas existem outras opções de locadoras de automóveis também. Elas ficam bem visíveis saindo do aeroporto.

DICA: Use o aplicativo Waze para sair de Brasilia até pegar a estrada principal – depois disso é uma reta só. E se você ainda não viu, conheça nossa lista 10 aplicativos de viagem que não podem faltar no seu smartphone.

Depender de transporte público torna quase inviável conhecer as cachoeiras. É possível ir de ônibus de Brasília para Chapada, mas aconselho contratar um guia local e fechar um pacote para conhecer as mais bonitas cachoeiras e outras atrações do lugar.

Outra opção é tentar pegar carona nas cidades. Esse é um hábito bastante comum por lá e existe até mesmo uma página no Facebook chamada Conexão Chapada BSB para incentivar a galera a buscar caronas entre Brasília e Alto Paraíso.

Hertz
Modelo do Carro: Renault Clio
Custo Total: R$ 531,44 (com seguro)

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros: São Jorge ou Alto Paraíso?

roteiro caminho

São Jorge é mais roots: chão de terra, alguns comércios, pequenos restaurantes, um mercadinho e lojinhas artesanais. Muito bonitinha por sinal, tem uma vibe muito boa e é uma ótima opção para quem quer sair daquela rotina de cidade grande. A entrada para o Parque Nacional fica na região.

Alto Paraíso já é mais urbanizada – as ruas são asfaltadas, tem posto de gasolina, bancos, mais mercadinhos e farmácias. Tudo o que uma cidade pequena turística precisa ter.

Eu escolhi ficar um pouco em cada lugar para conhecer, já que a distância entre o vilarejo de São Jorge e Alto Paraíso é pequena (apenas 36 km). Entretanto, se você preferir montar sua base em apenas um lugar, Alto Paraíso é a cidade certa para quem gosta de tranquilidade. Agora, se você curte um destino mais alternativo e com um pouquinho de agito, fique em São Jorge.

Hostels na Chapada dos Veadeiros

Tanto em São Jorge quanto em Alto Paraíso há várias opções de pousadas, chalés, campings e hostels.

Em São Jorge eu fiquei no Camping Taiuá, um lugar muito bacana, com estruturas de bambus que servem de apoio para os diversos colchões e pufs espalhados pelo camping. Possui ducha quente, cozinha compartilhada, coleta seletiva e o que eu achei muito legal, algumas árvores com plaquinhas identificando a espécie. É um camping bastante ecológico e que funciona de forma sustentável.

Para quem não quer levar equipamentos de camping, é possível alugar barraca equipada com colchões, lençóis e edredom. Ou, se preferir, você pode optar por ficar em chalés em vez de barraca.

Como São Jorge é uma vila pequena, é legal deixar o carro de lado e caminhar pra conhecer o centrinho do lugar, que tem várias lojinhas. Não deixe de passar pelo CAT (Centro de Atendimento ao Turista) e pegar seu mapa. Vai ser muito útil na hora de escolher os melhores passeios na Chapada dos Veadeiros para você montar seu roteiro.

Em Alto Paraíso, a escolha foi o Budd’s Hostel. Adorei logo de cara! Redes, pufs, slackline, ambiente hippie… Assim como tudo na região. O preço foi o melhor entre os hostels da cidade e ficamos em quarto compartilhado com 5 camas, lockers (não esqueçam de levar cadeado) e banheiro dentro do quarto. Uma vantagem do hostel é o wi-fi gratuito – embora não pegasse bem no nosso quarto, que era distante da recepção. Apesar disso, o hostel superou minhas expectativas.

chapada dos veadeiros trilhas chapada turismo de aventura cachoeiras

O Budd’s fica localizado próximo de tudo em Alto Paraíso, então é fácil se animar para passear e conhecer as lojinhas, cafés e restaurantes da cidade.

Onde comer na Chapada dos Veadeiros

Em São Jorge, almoçamos no Restaurante da Nenzinha – um self-service simples, com comida caseira e preço camarada. Uma boa opção para matar a fome depois fazer trilha o dia inteiro.

Já em Alto Paraíso comemos em dois lugares: o restaurante Goiano e o Zu’s Bistro. O restaurante Goiano também é self-service de comida caseira e muito, muito barato. Quanto ao Zu’s Bistro… Que risoto maravilhoso! Não deixem de provar. Preço razoável também.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros

chapada dos veadeiros trilhas chapada turismo de aventura cachoeiras

Imagina um lugar com vários visuais irados e você quer ir em todos os lugares, mas não tem tempo suficiente. É como você se sente na Chapada dos Veadeiros. Um lugar que sempre entra para a lista “lugares que eu voltaria” da maioria das pessoas.

Trilhas e cachoeiras são os principais atrativos de quem vai visitar a região. São tantas atrações, cada uma mais legal que a outra, que elas merecem um post só para elas. Então continue acompanhando o blog para ler a continuação.

Se você curtiu esse artigo, apóie O Guaxinim Viajante e compartilhe esse post nas redes sociais! ☟

Jessica
Jessica
About me

Eu sou a Jéssica - também chamada de Japaiana pela Aline e o Leo. Trabalho como analista de pós-venda e designer gráfica, mas esse ano decidi me aventurar como blogueira. Minha missão é viajar o mundo... Quanto antes melhor. ✎ jessica@oguaxinimviajante.com.br

YOU MIGHT ALSO LIKE

10 ATRAÇÕES NATURAIS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER NOS ESTADOS UNIDOS
May 25, 2016
BUENOS AIRES | JARDIM JAPONÊS
May 23, 2016
Australia Gold Coast Surf Surfers Paradise
AS 10 MELHORES PRAIAS PARA SURFAR NA AUSTRÁLIA
May 18, 2016
onde se hospedar no rio de janeiro
ONDE SE HOSPEDAR NO RIO DE JANEIRO: NAS COMUNIDADES
November 08, 2015
Livre Cheryl Strayed 4
CHERYL STRAYED | LIVRE
November 06, 2015
Austrália
15 MOTIVOS PARA TURISTAR NA AUSTRÁLIA
November 04, 2015
Chile Santiago Atracoes Cerro San Cristobal
10 DICAS PARA QUEM VAI VIAJAR PARA SANTIAGO
November 03, 2015
praia do nordeste
COMO ESCOLHER QUAL PRAIA NO NORDESTE É A SUA CARA
October 27, 2015
Economizar Viajar Barato Orcamento Roteiro
RIO DE JANEIRO: DICAS DE COMO IR E ECONOMIZAR NO DESTINO
October 24, 2015

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *