O FABULOSO DESTINO DE AMELIE POULAIN


O Fabuloso Destino de Amelie Poulain é um filme francês de 2001 estrelado pela talentosa Audrey Tautou.

O longa é bastante popular aqui no Brasil, o que é uma surpresa já que poucos brasileiros parecem gostar de filmes estrangeiros que não sejam grandes produções hollywoodianas. Por outro lado, se existe uma história que pode ser chamada de conto-de-fadas moderno, com certeza é O Fabuloso Destino de Amelie Poulain.

 

A história

 

Amelie é uma garota introvertida e imaginativa que criou um mundo de fantasias para superar a falta de amigos e a relação não muito carinhosa com os pais. Mesmo anos depois, já morando sozinha, ela ainda anseia por companhia.

Um dia, Amelie acaba descobrindo uma caixinha escondida atrás do ladrilho do banheiro. Ela contém os tesouros de infância de um antigo morador de seu apartamento. A moça precisa decidir então, se devolve ou não a caixinha para o dono.

Esse momento é um ponto de virada na vida de Amelie, que de repente sente que pode fazer a diferença na vida das pessoas… Se ela ousar se intrometer.

A protagonista se mete em várias confusões quando decide realizar seus “estratagemas” – como ela mesma os chama. Mas, quando ela conhece Nino Quincampoix, com quem ela reconhece ter uma afinidade fora de série, Amélie precisa decidir se parte para mais uma elaborada estratégia para conquistar o rapaz ou se deixa a insegurança de lado e arrisca que seus sentimentos não sejam retribuídos.

 

Por que eu devo assistir ao filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain?

São tempos difíceis para os sonhadores.

Amelie Poulain

Longe de ser brega ou cheio de clichês, o filme é adorável! De verdade. Francamente, eu ainda não conheci uma pessoa que não tenha gostado dele.

Mas se esse tipo de filme inspirador te lembra muito um livro de auto-ajuda, – e isso não é sua praia – assista pelas belas imagens de Paris e pelo gnomo de jardim viajante. Gnomo de jardim viajante? Pode apostar!

O pai de Amelie passou a vida inteira desejando viajar mais, porém sempre encontrava desculpas para não fazê-lo. Eu conheço várias pessoas assim e aposto que você também. Um dia, Amélie rouba o estimado gnomo do pai e pede a uma amiga comissária de bordo que o leve junto em suas viagens. O pai começa a receber inúmeros cartões postais com o gnomo visitando a Estátua da Liberdade, Angkor Wat e vários outros destinos.

O resultado é que o pai de Amelie acaba finalmente refletindo que não existe nada, de fato, que o impede de viajar e parte em sua própria jornada pelo mundo. #spoiler #prontofalei

O romance no filme é super bonitinho e super inocente, ao melhor estilo dos K-dramas e doramas japoneses.

Já em relação a Paris, as cenas são filmadas no charmoso bairro de Montmartre, o que é uma mudança bem-vinda da já batida Torre Eiffel.

 

Por que eu devo visitar Paris?

 

Eu preciso te convencer a visitar Paris? Sério? Não, né?!

Por outro lado, deixe-me te contar sobre as maravilhas de Montmartre, o bairro boêmio de Paris. A região é bastante conhecida pela vida noturna e por ter sido ponto de encontro de intelectuais e artistas do século XIX e XX, entre eles Monet, Van Gogh e Renoir.

Atualmente, é o tipo de lugar que você vai para curtir no fim de semana, especialmente se você quer visitar a Sacre Coeur e apreciar a comida de rua local – não deixe de provar os falafels!

Alguns lugares de Montmartre também ficaram famosos devido ao filme, como o café Deux Moulins (onde Amelie trabalhava) e a ponte de onde a protagonista gostava de jogar pedrinhas no Canal Saint Martin.

Se você quer conhecer mais sobre Paris, não deixe de acessar o blog Conexão Paris para pegar as melhores dicas sobre a cidade luz!

Se você curtiu esse artigo, apóie O Guaxinim Viajante e compartilhe esse post nas redes sociais! ☟

Aline
Aline
About me

Meu nome é Aline. Leitora compulsiva e aspirante a blogueira, vivo sonhando acordada com lugares que nunca conheci e me preparando para um apocalipse zumbi. Meu sonho é ganhar dinheiro sem precisar trabalhar, para alimentar meu vício em viagens. ✎ aline@oguaxinimviajante.com.br

YOU MIGHT ALSO LIKE

Buenos Aires Cemiterio da Recoleta
BUENOS AIRES | O CEMITÉRIO DA RECOLETA
October 04, 2015
Sob o Sol da Toscana Frances Marcello
SOB O SOL DA TOSCANA
October 04, 2015
França Paris
MÚSICAS FRANCESAS
October 01, 2015

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *